ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Mai/2023

Perspectiva de renovação do canavial em 2023/2024

A renovação dos canaviais nos últimos anos contrariou o que previam pesquisadores do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), companhia de melhoramento genético e biotecnologia na cana-de-açúcar. A troca da matéria-prima ficou abaixo dos 15% da área, que costumava ser um padrão. Para o próximo ciclo (2023/2924), no entanto, o CTC espera voltar às margens e vê o produtor mais capitalizado para isso. Será um ciclo muito virtuoso. Há variedades de clones de cana-de-açúcar que já entregam 16 toneladas de açúcar por hectare, enquanto o Brasil registra em média 10 toneladas de açúcar por hectare e o Centro-Sul registra 12 toneladas de açúcar por hectare.

Tem-se obtido taxa de crescimento e multiplicação acima das melhores variedades que o setor já teve no passado, e isso já nos garante um cenário de crescimento nos próximos anos. Além do avanço na produtividade, os produtores de cana-de-açúcar devem ser atraídos também pelos recordes de preço do açúcar no mercado internacional, além do incentivo ao etanol como parte da agenda de transição energética. A indústria hoje está com 25% da capacidade ociosa, porque falta cana-de-açúcar e produtividade. Sem a necessidade de expandir área, é possível entregar essa produtividade daqui para a frente. De olho no ciclo virtuoso do açúcar e da cana-de-açúcar, o CTC busca fontes de financiamento para apoiar novas pesquisas e segue atento ao mercado e à possibilidade de abertura de capital. A companhia possui um objetivo de colocar as ações em circulação, mas aguarda ainda um momento adequado.

A B3 está ciente de que não há janela nesse momento para as operações do CTC. Entre as inovações do segmento, destaca-se o lançamento de três variedades em 2022/2023. O CTC pretende lançar uma ou duas no próximo ciclo. A companhia também avançou expressivamente no Projeto Sementes, iniciativa que pretende revolucionar o plantio de cana-de-açúcar a partir do encapsulamento do material genético da planta. O projeto será testado em 4 mil hectares de usinas parceiras do CTC este ano e a perspectiva, a depender dos resultados desta temporada, é a de que em duas ou três safras o produto esteja comercialmente lançado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.