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15/Mai/2023

Combustíveis: Petrobras terá nova política de preços

Segundo o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a nova estratégia comercial da Petrobras, que deve ser concluída em breve, trará preços mais baixos dos combustíveis para os consumidores em comparação com a Política de Paridade de Importação (PPI), que lastreia o preço do petróleo ao dólar. Segundo Prates, a mudança da política de preços tem que ser feita com sabedoria e calma, e relembrou o discurso de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na campanha, o presidente Lula falou em abrasileirar o preço. Não faz sentido brigar tanto pela autossuficiência, ser até exportador, brigar pela autossuficiência em refino e dizer 'agora o preço aqui é o de Roterdã mais o frete', isso tudo com a penalização do brasileiro, disse.

Sobre a volta da Petrobras ao setor de distribuição, Prates explicou que a Petrobras não pode ficar tão longe do consumidor final, o que não quer dizer que aconteça já no primeiro ano. Ela já cometeu um erro, não pode ser um erro em cima de outro. Ele afirmou que não venderia a BR. Ainda de acordo com ele, não é política de governo. É o que a Petrobras vai praticar como estratégia comercial respaldada nas vantagens competitivas de produzir e refinar no Brasil. Vai mudar até a terminologia. Será estratégia comercial ou composição de preço, porque vai incluir o fato de você ser um bom ou mau cliente ou se tem mais ou menos crédito, detalhou.

Será um modelo sem deixar de lucrar. Cada área de influência de refinaria vai ter um. E não é só por região. É por cliente também. Se o cliente compra muito, terá um preço melhor. Se compra para entregar no Porto de Santos (SP) é um caso, se compra para entregar no interior, é outro. Sobre a distribuição de dividendos da petroleira, Prates afirmou que os valores não devem se aproximar tanto do mínimo obrigatório. Ele também ressaltou a necessidade de alinhar o perfil de investidores da estatal. A Petrobras é uma empresa segura. O investidor que procura segurança é conservador e aceita rentabilidade menor. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.