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10/Mai/2023

Etanol: preços avançam na maior parte das regiões

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), os preços médios do etanol hidratado registram alta em vinte Estados, queda em quatro Estados e no Distrito Federal e estabilidade em outros dois Estados. Nos postos pesquisados em todo o País, o preço médio do etanol apresenta avanço de 1,22% nos últimos sete dias, passando de R$ 4,10 por litro para R$ 4,15 por litro. Em São Paulo, principal Estado produtor, consumidor e com mais postos avaliados, a cotação média tem alta de 0,25% nos últimos sete dias, de R$ 4,04 por litro para R$ 4,05 por litro. A maior alta percentual nos últimos sete dias ocorre no Paraná, onde o etanol, que custava em média R$ 4,10 por litro, passou a custar R$ 4,37 por litro (+6,59%).

A maior queda percentual é observada no Amapá, de 2,91%, de R$ 5,50 por litro para R$ 5,34 por litro. O preço mínimo registrado nos últimos sete dias para o etanol em um posto é de R$ 2,99 por litro, em São Paulo. O maior preço estadual é de R$ 6,50 por litro, em Alagoas. O menor preço médio estadual, de R$ 3,81 por litro, é observado em Mato Grosso, enquanto o maior preço médio é registrado no Amapá, a R$ 5,34 por litro. Na comparação mensal, o preço médio do biocombustível no País subiu 6,68%, de R$ 3,89 por litro para R$ 4,15 por litro. O Estado com maior alta percentual no período é o Amazonas, com 12,16% de aumento no período, de R$ 4,36 por litro para R$ 4,89 por litro.

O Estado com maior queda percentual no mês é o Rio Grande do Norte, com -1,75%, de R$ 4,58 por litro para R$ 4,50 por litro. Nos últimos sete dias, o etanol ficou competitivo em relação à gasolina somente em Mato Grosso. No restante dos Estados e no Distrito Federal, continua mais vantajoso abastecer o carro com gasolina. Na média dos postos pesquisados no País, o etanol está com paridade de 75,18% ante a gasolina, portanto desfavorável em comparação com o derivado do petróleo. Em Mato Grosso, a paridade está em 68,77%. Executivos do setor observam que o etanol pode ser competitivo mesmo com paridade maior do que 70%, a depender do veículo em que o biocombustível é utilizado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.