ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Abr/2023

Açúcar: futuros em alta acompanhando o petróleo

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta pela quarta sessão consecutiva nesta terça-feira (18/04) na Bolsa de Nova York. O vencimento julho ganhou 14 pontos (0,59%), e fechou a 23,94 centavos de dólar por libra-peso. Os contratos podem ter sido impulsionados pelo petróleo fortalecido, que aumenta a competitividade relativa do etanol ante o combustível fóssil.

Para analistas do Citi, as usinas do Centro-Sul do Brasil devem manter um mix bastante açucareiro na temporada 2023/2024, devido às incertezas quanto à política de preços de combustíveis da Petrobras. Nos curto e médio prazos, no entanto, os preços do açúcar são sustentados por gargalos logísticos no Brasil e pelo El Niño. Problemas na produção em importantes exportadores vêm dando sustentação aos preços do demerara.

A safra da Tailândia recuou 1 milhão de toneladas, por conta do excesso de chuvas, segundo informa a Organização Internacional do Açúcar (OIA). A Índia está encerrando precocemente a colheita, também devido a problemas climáticos. Com os problemas na safra, a expectativa é de que o governo indiano não autorize um volume adicional de exportações de açúcar no ano comercial 2022/2023. A Índia autorizou 6 milhões de toneladas, ante 11,2 milhões de toneladas na temporada anterior.