ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Abr/2023

Etanol: preços estão firmes com restrição na oferta

A moagem de cana-de-açúcar do ano-safra 2023/2024 se inicia em meio a incertezas. Nos últimos dias, os preços externos do petróleo e do açúcar passaram a subir com força. No caso do açúcar, os atuais valores já são os mais altos em seis anos e meio, sendo impulsionados pela menor produção na Índia. Enquanto o comportamento dos preços do petróleo e derivados pode resultar em um aumento na cotação da gasolina A nas refinarias do Brasil, o preço externo mais elevado do açúcar pode levar produtores a alterar o mix de produção de cana-de-açúcar em favor do alimento, existindo certa flexibilidade nesse sentido.

Quanto ao clima, algumas agências de meteorologia indicam a ocorrência de fenômeno El Niño intenso entre o fim do inverno e o início da primavera deste ano, com chuvas acima da média histórica em muitas regiões do Brasil. Se, de fato, isso ocorrer, pode-se ter um Açúcar Total Recuperável (ATR) mais baixo do que o previsto por empresas do mercado que tratam de projeções. Por enquanto, o preço do etanol hidratado iniciou o ciclo 2023/2024 em alta em toda a Região Centro-Sul. Em São Paulo, o suporte vem da ainda baixa entrada de produto da nova produção. Do lado da demanda, há aquecimento dos negócios de hidratado. O feriado na sexta-feira (07/04), e a Páscoa levaram distribuidoras a aumentar o volume adquirido, tendo em vista a maior circulação de veículos.

Muitas unidades estavam com os estoques mais baixos. Para as próximas semanas, pode-se ter novo aquecimento, por conta dos feriados de 21 de abril e 1º de maio. A possibilidade de ocorrência de chuvas nas principais áreas produtoras de cana-de-açúcar também contribuiu para aumento das aquisições. Por isso, algumas vendas foram feitas para entregas cadenciadas. Assim, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado, segmento produtor do estado de São Paulo, está cotado a R$ 2,8017 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), alta de 2,51% nos últimos sete dias. No caso do etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ está cotado a R$ 3,2076 por litro, valor líquido de impostos (PIS/Cofins), elevação de 4,34% no mesmo comparativo.

Em termos de preços relativos no elo produtor da cadeia sucroenergética, nos últimos sete dias, o valor do anidro está 9,7% maior que o do hidratado em São Paulo. O preço do açúcar é 32,5% superior ao do anidro e 45,4% maior que o do hidratado. Em relação ao mercado externo, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil exportou 203,9 milhões de litros de etanol em março, 48,1% a mais que no mês anterior. Na safra 2022/2023 (de abril/2022 a março/2023), foram embarcados 2,78 bilhões de litros do biocombustível, acima dos 1,82 bilhão de litros escoados em igual período da temporada anterior. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.