ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Abr/2023

Cana: Tereos prevê elevar moagem em 2023/2024

A Tereos Brasil, produtora de açúcar, etanol e energia a partir da biomassa da cana-de-açúcar, anunciou o início da safra 2023/2024 com uma projeção de crescimento de 10% do volume de moagem de cana-de-açúcar ante a safra anterior. A companhia prevê processamento de 19 milhões de toneladas de matéria-prima no ciclo e mais um ano de recuperação da produtividade e eficiência dos canaviais, após os desafios climáticos enfrentados no Centro-Sul em 2021/2022. O mix de produção continuará mais açucareiro e a Tereos prevê destinação de 65% da moagem para produção do açúcar. Para o período, a empresa projeta a produção de 1,7 milhão de toneladas de açúcar e 575 milhões de litros de etanol. O cenário atual de preços do açúcar também permitiu que a companhia já fixasse o preço de 74% da produção de açúcar.

A empresa continuará aprimorando os processos para conquistar resultados ainda melhores, pensando sempre no centro da estratégia, que é a sustentabilidade. A Tereos também espera aumento de 10% no volume de exportação de açúcar em relação à safra 2022/2023, mesmo considerando possíveis pressões logísticas causadas, principalmente, pela safra de grãos. Segundo a companhia, a parceria com a VLI para transporte de sua produção para os portos auxilia no escoamento das cargas. A parceria contempla ainda dois armazéns de açúcar nos Portos de Santos e na cidade de Guará (SP) e, desde a inauguração das estruturas em 2020, mais de 1 milhão de toneladas de açúcar já foram transportadas. A Tereos prevê dobrar o investimento em sua planta de biogás na unidade Cruz Alta, em Olímpia (SP), na safra 2023/2024.

O valor investido na unidade será de cerca de R$ 30 milhões e prevê garantir a maturidade do projeto e ampliar a produção de energia. A unidade foi inaugurada na safra passada e tem capacidade de produção anual de 1,6 milhão de metros cúbicos do produto em condições normais de temperatura e pressão (Nm³). O biogás é obtido pela conversão da biomassa em energia e produzido pela Tereos a partir da biodigestão da vinhaça, resíduo resultante da destilação do etanol a partir da cana-de-açúcar, por bactérias. Em julho do ano passado a companhia fechou uma parceria com a Lemon Energia, que atua no segmento de Geração Distribuída (GD) de energia elétrica, para fornecer o produto gerado pela unidade. Desde setembro, o biogás abastece 85 clientes comerciais de baixa tensão, o equivalente a mil clientes residenciais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.