ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Mar/2023

Cana: revisão na projeção de moagem 2023/2024

O Rabobank aumentou as previsões para moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul do País para 587 milhões de toneladas no ciclo 2023/2024, que começa oficialmente em abril. O volume está 7% acima dos 550 milhões de toneladas previstas para 2022/2023 e é 2% maior do que os 575 milhões de toneladas previstas em novembro para o ciclo que se iniciará em breve. O setor sucroenergético do Centro-Sul tem razões para se animar com a chegada da safra 2023/2024, já que há perspectiva de aumento da receita e diluição de custos unitários.

Os canaviais prometem produção e moagem maiores que a safra passada. O preço internacional de açúcar também ofereceu boas oportunidades de fixação ao longo dos últimos meses e, nas últimas semanas, as perspectivas para a produção de açúcar em vários países (como China, México, Índia, Tailândia e União Europeia) têm sido questionadas ou revisadas para baixo. Isso tem provocado um aperto no balanço global de açúcar, apesar da expectativa de um aumento relevante da produção e exportação de açúcar no Centro-Sul.

O mercado nacional, no entanto, deve permanecer atento aos efeitos do El Niño no Brasil. O patamar atual de preços do açúcar demerara na Bolsa de Nova York, por volta de 20,00 centavos de dólar por libra-peso, poderá ser superado caso o fenômeno provoque efeitos adversos aos canaviais. O Rabobank considera 20,00 centavos de dólar por libra-peso já é um bom preço, mas talvez não seja o limite nesse cenário. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.