ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Mar/2023

Cana: produtividade deverá crescer no Centro-Sul

Segundo a trading britânica Czarnikow, o processamento da cana-de-açúcar do Centro-Sul do Brasil na temporada 2023/2024 (que começará em abril) deve ficar em torno de 597 milhões de toneladas. As chuvas na região foram acima da média histórica neste primeiro trimestre do ano, algo que só havia ocorrido em 2016. Isso é positivo para o desenvolvimento da cana-de-açúcar, o que significa que esperamos altas produtividades agrícolas e alta disponibilidade de cana-de-açúcar.

A trading espera que o rendimento agrícola aumente 7% nesta temporada, chegando a quase 79 toneladas de cana-de-açúcar por hectare (TCH). Caso se cumpra, este seria o maior TCH desde a safra 2020/2021, quando o Centro-Sul do País moeu 605 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Com a maior disponibilidade da matéria-prima, a região produzirá 37,6 milhões de toneladas de açúcar no ciclo 2023/2024, a segunda maior produção já registrada na história. A estimativa é de maximização da produção de açúcar em relação ao etanol, com mix açucareiro de 47,5% nesta safra, o maior desde 2011.

Apesar da oferta maior de açúcar brasileiro, isso não significa que o mundo verá açúcar disponível antes do quarto trimestre de 2023. A logística do Centro-Sul brasileiro será um problema nesta temporada, devido às safras recordes de grãos, pois mais de 80% do açúcar é exportado pelo Porto de Santos (SP), que divide o espaço com milho e soja. As exportações mensais de açúcar serão limitadas a 2,6 milhões de toneladas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.