ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Mar/2023

Etanol: países interessados em tecnologias do Brasil

O Brasil poderá ser um parceiro de três importantes países do mercado sucroenergético para aumento da mistura obrigatória de etanol à gasolina: Índia, da Indonésia e da Argentina revelaram o interesse no aumento do mandato e a necessidade de tecnologias brasileiras. A Índia tem interesse em ampliar sua mistura de etanol no sistema de combustíveis e pretende alcançar o mandato de 20% até 2025, saindo dos atuais 10%. Recentemente, já houve o início de um aumento escalonado, experimental, para 20% em 11 estados indianos. Há uma troca contínua entre Brasil e Índia para melhores tecnologias em biocombustíveis e que o país quer aprender com o Brasil como ampliar a mistura de etanol de forma sustentável.

No que se refere à Argentina, desde 2021 o setor público e privado argentino conversam sobre um aumento do mix dos atuais 12% para 15%. Segundo o segmento, há aumento da demanda de gasolina pelo país e as reservas de dólares estão cada vez mais escassas, o que dificulta a importação de petróleo. O governo deve anunciar, nas próximas semanas, um aumento de mistura para os próximos anos. A Argentina prevê que o etanol de milho tenha mais capacidade para cobrir eventuais incrementos da mistura do biocombustível, já que o cultivo do grão no país ocupa 7 milhões de hectares contra 400 mil hectares voltados à cana-de-açúcar.

A província de Córdoba já inaugurou o primeiro posto de combustível com percentuais maiores de mistura (17% e 20%), como um experimento. A ideia da Argentina é caminhar para um volume maior de etanol. A companhia Sinergi Gula Nusantara, da Indonésia ressaltou que a empresa prevê ampliar a produção de cana-de-açúcar dos atuais 185 mil hectares para 670 mil hectares até 2030 e que o objetivo do país é misturar 20% do etanol na gasolina até 2025. É uma boa oportunidade de colaboração com o Brasil para aumentarmos a produção local. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.