08/Mar/2023
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos últimos sete dias, os preços médios do etanol hidratado registram alta em dezenove Estados e no Distrito Federal, queda em três Estados e estabilidade em outro três Estados na semana entre 26 de fevereiro e 4 de março. No Amapá, não houve coleta de dados. Nos postos pesquisados em todo o País, o preço médio do etanol apresenta alta de 2,37% nos últimos sete dias, de R$ 3,79 por litro para R$ 3,88 por litro. Em São Paulo, principal Estado produtor, consumidor e com mais postos avaliados, a cotação média tem avanço de 1,90% nos últimos sete dias, passando de R$ 3,69 por litro para R$ 3,76 por litro.
Goiás é o Estado que apresenta a maior alta percentual nos últimos sete dias, de 7,11%, de R$ 3,80 por litro para R$ 4,07 por litro. Tocantins é o Estado com a maior queda de preços no período, de 1,59%, de R$ 4,40 por litro para R$ 4,33 por litro. O preço mínimo registrado para o etanol em um posto nos últimos sete dias é de R$ 3,03 por litro, em Mato Grosso. O maior preço estadual, de R$ 6,96 por litro, é registrado em Rondônia. O menor preço médio estadual, de R$ 3,30 por litro, é observado em Mato Grosso, enquanto o maior preço médio é registrado em Roraima, com R$ 4,87 por litro. Na comparação mensal, o preço médio do biocombustível no País subiu 2,65%. O Estado com maior alta percentual no período é Goiás, com 14,65% de aumento no período, de R$ 3,55 por litro para R$ 4,07 por litro.
A maior baixa percentual ocorreu em Mato Grosso (-1,49%), de R$ 3,35 por litro para R$ 3,30 por litro. Nos últimos sete dias, o etanol está competitivo em relação à gasolina somente em Mato Grosso nesta semana. No restante dos Estados e no Distrito Federal, continua mais vantajoso abastecer o carro com gasolina. Na média dos postos pesquisados no País, o etanol está com paridade de 73,9% ante a gasolina, portanto desfavorável em comparação com o derivado do petróleo. Em Mato Grosso, a paridade estava em 65,35%. Executivos do setor observam que o etanol pode ser competitivo mesmo com paridade maior do que 70%, a depender do veículo em que o biocombustível é utilizado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.