ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Fev/2023

Etanol: preços em alta mesmo com fraca demanda

Em São Paulo, os preços dos etanóis hidratado e anidro estão em alta. Apesar de a demanda seguir enfraquecida, o suporte vem de notícias indicando a real possibilidade da volta da cobrança dos impostos federais sobre a gasolina e o etanol a partir de 1º de março. Vale lembrar que agentes do setor estão, desde o início deste ano, na expectativa do anúncio da oneração sobre os combustíveis. Ressalta-se que o assunto segue em discussão entre o governo e a Petrobras.

No mercado spot, os vendedores estão firmes nos preços pedidos, com menor participação destes agentes tanto em São Paulo quanto nos demais Estados do Centro-Sul. Algumas usinas, no entanto, precisam desovar seus estoques, devido à necessidade de gerar receita e/ou de abrir espaço nos tanques com a proximidade da temporada 2023/2024. Do lado da demanda, a procura é bastante pontual e poucas distribuidoras estão ativas nas compras.

O Indicador CEPEA/ESALQ semanal do etanol hidratado, segmento produtor do estado de São Paulo, está cotado a R$ 2,7126 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins - alíquota zerada), alta de 0,54% nos últimos sete dias. Para o etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ registra elevação de 1,67% no mesmo período, a R$ 3,1173 por litro, valor líquido de impostos (PIS/Cofins - alíquota zerada). Em termos de preços relativos no elo produtor da cadeia sucroenergética, o valor do anidro está 10% maior que o do hidratado em São Paulo nos últimos sete dias. Já o preço do açúcar está 31,7% superior ao do anidro e 45% maior que o do hidratado. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.