ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

23/Fev/2023

Etanol: preços em alta mesmo com baixa liquidez

Em São Paulo, a semana que antecedeu o recesso de Carnaval foi marcada por poucos negócios envolvendo os etanóis hidratado e anidro. Pontualmente, comercializações envolvendo volumes maiores foram registradas. Agentes do mercado já previam movimentos mais pontuais de compra e venda, após um período de aquecimento dos negócios, visando atender à demanda para o recesso de Carnaval. E, mesmo em meio à baixa liquidez, o preço do etanol hidratado voltou a subir no estado de São Paulo.

O Indicador CEPEA/ESALQ semanal do etanol hidratado, segmento produtor do estado de São Paulo, está cotado a R$ 2,6980 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins - alíquota zerada), alta de 1,88% nos últimos sete dias. A poucos dias do encerramento do mês de fevereiro, é positiva a expectativa da volta dos impostos sobre os combustíveis, fator que tem dado sustentação à postura firme do vendedor. Se não fosse isso, o movimento dos preços poderia ser outro, por conta da paridade alta de preços nas bombas e dos estoques relativamente tranquilos para atender a saídas de combustíveis e a possibilidade de começo de moagem já em março.

Para o etanol anidro, o movimento é contrário ao do hidratado, com o Indicador CEPEA/ESALQ semanal cotado a R$ 3,0662 por litro, valor líquido de impostos (PIS/Cofins - alíquota zerada), queda de 2,09% nos últimos sete dias. Nos últimos sete dias, em termos de preços relativos no elo produtor da cadeia sucroenergética, o valor do anidro está 8,9% maior que o do hidratado em São Paulo. O preço do açúcar está 34,8% superior ao do anidro e 46,7% maior que o do hidratado. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.