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08/Fev/2023

Gasolina: PPI pode aliviar impacto do fim da isenção

O Itaú BBA afirmou que a continuação do movimento de baixa do preço de paridade de importação (PPI) da gasolina, verificado nas últimas semanas, pode abrir espaço para quedas de preço que mitiguem o encarecimento do combustível ligado ao fim da isenção de impostos federais a partir de 1º de março. Estima-se que a volta dos impostos sobre a gasolina pode encarecer o preço final em R$ 0,89 por litro. Com os preços domésticos aumentando abruptamente, o ágio para o PPI também aumentaria, permitindo que a Petrobras reduza os preços praticados em suas refinarias. Uma redução de 10% no preço da gasolina da Petrobras equivaleria a cerca de R$ 0,30 por litro.

A Petrobras reduziu o diesel em R$ 0,40 por litro a partir desta quarta-feira (08/02), o equivalente a 9%. O preço médio do diesel para as distribuidoras cairá de R$ 4,50 por litro para R$ 4,10 por litro. O movimento acontece em linha com a variação do preço de paridade de importação (PPI). Na última semana, houve queda de todos balizadores de preços internacionais, o que levou o preço do diesel da Petrobras a passar de um desconto para um prêmio em comparação com os preços de paridade internacional, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).

Nesta semana, a tendência de queda se mantém, levando o prêmio à paridade de até 18% para os preços do diesel, segundo a Abicom. Os spreads da gasolina caíram 14% durante a semana que terminou em 3 de fevereiro, depois de subir 4% na semana anterior. Já os spreads de diesel diminuíram 24%, após um aumento de 4% na semana anterior. A demanda mais fraca do que o esperado no inverno do Hemisfério Norte, a estabilização do preço do combustível no Golfo do México e o câmbio no Brasil estão contribuindo para a defasagem entre os preços locais e os internacionais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.