ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

29/Nov/2022

Cana: moagem avança nas Regiões Norte e Nordeste

Segundo a Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), as Regiões Norte e Nordeste do Brasil processaram, até a segunda quinzena de outubro, 24,40 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na temporada 2022/2023, volume 1,1% maior do que no mesmo período do ciclo anterior. Além disso, 41% da safra já transcorreu. A safra de cana-de-açúcar dura entre maio e abril nos estados do Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins (considerada Região Norte). Na Região Nordeste, vai de setembro a agosto em Pernambuco, Alagoas, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No período, as usinas locais produziram 1,08 milhão de toneladas de açúcar, resultado 2,7% maior do que no mesmo período de 2021. A projeção é de que as regiões produzam 3,1 milhões de toneladas até o fim da temporada, quantidade 10,4% superior à produzida em 2021/2022. Um dos destaques do ciclo tem sido o crescimento da produção de etanol anidro, que atingiu 619 milhões de litros até a segunda quinzena de outubro. A quantidade é 4,6% maior do que a verificada em 31 de outubro do ano passado. Em relação à produção de etanol hidratado, verificou-se queda de 6,4% até a segunda quinzena de outubro.

Foram fabricados 507 milhões de litros ante 542 milhões de litros em igual período da safra anterior. A expectativa é de que, ao fim da moagem, a produção de anidro e hidratado seja de aproximadamente 2,3 bilhões de litros, volume 8,4% superior ao verificado na safra passada. No caso do etanol (anidro e hidratado), as unidades das Regiões Norte e Nordeste produziram 48% do volume projetado para a safra atual, enquanto para o açúcar alcançaram 34% do previsto para o ciclo 2022/2023. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.