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22/Nov/2022

Açúcar: fretes rodoviários têm expansão em 2022

De acordo com a Fretebras, maior plataforma online de transporte de cargas da América Latina, o volume de fretes rodoviários para transporte de açúcar subiu 58,2% entre janeiro e outubro de 2022, na comparação com igual período de 2021. O movimento é associado à aposta na digitalização dos fretes por transportadores do insumo. A contratação de caminhoneiros autônomos por meio de plataformas digitais tem ajudado transportadoras a reduzirem os custos com deslocamento do produto em 20% a 30%, quando comparado com o transporte feito com frota própria. O uso de plataformas ajuda as empresas a realizar um número maior de fretes, com mais rentabilidade e eficiência.

Um dos motivos para o aumento dos custos de transporte é o preço do diesel que, em outubro, ficou 30% acima do valor praticado no mesmo mês do ano passado. Com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) limitando a produção dos barris de petróleo e o preço do diesel ainda defasado no Brasil, a expectativa é que haja novos aumentos em breve. Até outubro deste ano, São Paulo foi o Estado com maior representatividade nos fretes do açúcar, com 47% do fluxo. Apesar do percentual transportado, a expectativa é de que a região encerre 2022 com volume 5,1% menor do que o registrado na safra 2021/2022.

Problemas climáticos por conta da La Niña, aliados à concorrência com o cultivo do milho e da soja, que tiveram valores mais altos no mercado externo, tiveram impacto negativo na produção de cana-de-açúcar. O Estado é seguido por Goiás (17%), Paraná (11%) e Minas Gerais (10%) em percentual transportado. Na comparação do período com o mesmo do ano passado, o maior crescimento no volume de fretes ocorreu em Goiás (+ 182%) e no Paraná (+ 47%). Em Goiás, as condições climáticas foram mais favoráveis, resultando em aumento da safra, apesar da queda na área de produção. Quase um terço da produção no local será direcionada para o açúcar, enquanto a maioria vai para o etanol. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.