ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Nov/2022

Etanol: expectativas a respeito do consumo global

A Organização Internacional do Açúcar (ISO) informou que o programa de etanol da Índia se expande em ritmo acelerado e, na União Europeia (UE), a inclusão do biocombustível deve crescer no curto e médio prazo. No entanto, no bloco europeu, as visões de longo prazo da entidade são negativas para o etanol, com a tecnologia de um único veículo (elétrico) vista como a ferramenta de escolha adotada pelo bloco para limitar as emissões de transporte.

No que se refere ao Brasil, a dinâmica de competitividade é um elemento fundamental para o próximo ano. O etanol pode passar por um período de mudanças substanciais se o novo presidente abandonar a política de preços da Petrobras, rompendo um importante elo entre açúcar e energia. Quanto aos Estados Unidos, é esperada uma redução da demanda e da oferta do biocombustível em 2023.

A ISO reduziu marginalmente a perspectiva de produção mundial de etanol na temporada global 2022/2023 (de outubro a setembro), de 111,3 bilhões de litros, previstos em agosto, para 111,1 bilhões de litros em relatório deste mês. O volume representa um aumento de 2 bilhões de litros em relação à safra 2021/2022. Para o consumo, a entidade aumentou a estimativa mundial de 105,8 bilhões de litros, previstos anteriormente para o ciclo, para 106,6 bilhões de litros. O volume representa ganho de 2,1 bilhões de litros em relação ao ano anterior. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.