ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Set/2022

Etanol: venda a valor próximo do custo de produção

O Grupo São Martinho está vendendo etanol a valores muito próximos dos custos de produção. O custo de produção do biocombustível para a São Martinho está em torno de R$ 2,60 por litro e, apesar de ser um dos menores do mercado, tem se aproximado do faturamento. O açúcar está remunerando bem o produtor brasileiro, já o etanol está sendo vendido mais ou menos dentro do custo. Parte da desvalorização foi por conta da questão tributária, mas parte foi pela queda do petróleo. Mais de 80% do custo da São Martinho está no segmento agrícola.

O preço do diesel, usado nas colhedoras de cana-de-açúcar, está caindo menos do que o da gasolina, proporcionalmente. Fertilizantes, defensivos agrícolas e maquinários também ajudam a compor as despesas. A expectativa é de normalização desses custos para o próximo ano. Nos canaviais, a São Martinho enfrenta queda da produtividade por causa dos períodos de seca e geada na última safra. A empresa espera superar as dificuldades no próximo ciclo, com suporte dos períodos de chuva recentes para a renovação dos canaviais. Faz cinco anos que não ocorriam chuvas nessa quantidade em São Paulo.

Esse é um bom prenúncio para os próximos anos. A empresa espera que os canaviais ganhem peso e tamanho se o verão tiver condições climáticas normais. A próxima safra deve ser melhor que a atual. Sobre o RenovaBio, a política segue como uma referência. O programa veio para ficar, mas alguns ajustes precisam ser feitos. O Crédito de Descarbonização (CBio) é um lastro para tomada de decisões de investimento é extremamente importante. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.