ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Set/2022

Açúcar: oferta da Europa vai definir balanço global

Segundo o Itaú BBA, a produtividade da beterraba na União Europeia será importante para definir o volume final de açúcar na safra global 2022/2023 e a disponibilidade global da commodity. A estimativa é de superávit de 2,1 milhões de toneladas na temporada, que se inicia em outubro. O volume superavitário é relativamente baixo e eventuais reduções de produtividade ou quebras de safra podem apertar o balanço global de oferta e demanda. A escassez de gás natural é uma das principais preocupações em relação aos preços e disponibilidade do açúcar na Europa.

Usinas de beterraba dependem de energia externa para funcionar e, com o início do inverno no Hemisfério Norte, é comum a redução dos estoques de gás natural, principal recurso utilizado por elas e que já estava limitado desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, importante fornecedor de gás. Além das incertezas relacionadas ao gás natural, a Europa também enfrenta uma piora no clima para a produção de beterraba, o que pode reduzir a produtividade. Em meio a esse cenário, no início deste mês os preços do açúcar refinado na Bolsa de Londres subiram de forma significativa.

Os elevados preços na Bolsa de Londres fizeram com que o prêmio do açúcar refinado incentivasse também a compra de açúcar demerara (bruto) para refino, fator que tende a sustentar as cotações futuras na Bolsa de Nova York. Quanto ao Brasil, o preço mais competitivo do açúcar em relação ao etanol deve manter a produção do adoçante elevada. No entanto, é importante considerar que, com o início do período de chuvas mais recorrentes, a produção de açúcar pode enfrentar maiores dificuldades industriais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.