ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Set/2022

Açúcar: preocupações com a produção da Europa

Segundo a Stonex, apesar da recuperação produtiva da União Europeia em 2022, as safras de açúcar nos países do bloco econômico e no Reino Unido têm sido turbulentas. O alto custo industrial do gás natural, hoje no patamar mais alto da história, deve somar-se aos problemas climáticos e de produtividade. A área da beterraba açucareira vem perdendo espaço para outras culturas na região há algum tempo, mas o clima seco dos últimos meses interferiu ainda mais na produtividade.

Para 2022/2023, o cenário é mais crítico. A dificuldade de acesso à energia no continente só agravou a crise açucareira, já que a guerra entre Rússia e Ucrânia limitou o acesso ao gás natural, matéria-prima importante na matriz energética das processadoras da beterraba europeias. A possibilidade, mesmo que pequena, de desabastecimento do gás natural na Europa pode forçar o fechamento temporário de algumas fábricas.

Como consequência direta desse cenário inflacionário, os preços físicos do açúcar em algumas regiões do continente vêm renovando os recordes nominais e se encontram em patamares quase três vezes acima das médias dos últimos três anos. Toda a questão do açúcar na Europa, tanto de oferta e demanda quanto de preços, pressiona para cima os futuros na Bolsa de Londres, que costuma refletir mais as especificidades do mercado do açúcar branco. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.