ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Set/2022

Etanol: preços seguem recuando com maior oferta

A demanda por etanol hidratado até se aqueceu em alguns dias da semana passada, em função das quedas no preço do biocombustível nas bombas, em certos casos, as baixas nos valores do etanol foram até mais expressivas do que as observadas para a gasolina C. No entanto, esse aquecimento nos negócios não é suficiente para dar sustentação ao valor médio do etanol neste momento da safra, devido ao aumento na oferta.

O Indicador CEPEA/ESALQ semanal do etanol hidratado no estado de São Paulo está cotado a R$ 2,2275 por litro (valor líquido de ICMS e PIS/Cofins - alíquota zerada), recuo de 3,71% nos últimos sete dias. Para o etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ está cotado a R$ 2,8186 por litro (valor líquido de PIS/Cofins - alíquota zerada), queda de 2,06% no mesmo comparativo. Apesar de os negócios de etanol hidratado envolverem volumes um pouco maiores, o total comercializado se mantém apenas levemente superior ao das duas semanas anteriores.

No caso do etanol anidro, o volume registrado nos últimos sete dias é o menor de toda a temporada 2022/2023. Em termos de preços relativos no elo produtor da cadeia sucroenergética, nos últimos sete dias, o valor do anidro está 21,2% maior que o do hidratado em São Paulo. O preço do açúcar é 37,5% superior ao do anidro e 66,7% maior que o do hidratado. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.