ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Ago/2022

Etanol: Índia eleva percentual de mistura à gasolina

Segundo a Associação Indiana das Usinas de Açúcar (Isma), a Índia começará a fornecer gasolina misturada com 20% de etanol em postos selecionados a partir de abril de 2023. A medida, que será progressivamente ampliada em todas as partes do país, visa reduzir a dependência na importação de petróleo e dar prioridade a questões ambientais, afirma a instituição. Em junho deste ano, a Índia atingiu, cinco meses antes do prazo, o objetivo de incorporar um mix de 10% de etanol na gasolina.

Na data, o governo avançou com a meta de produzir gasolina com 20% de etanol até 2025, prevista antes para 2030. O país também inaugurou, na última semana, sua primeira usina de etanol de 2ª geração (E2G). O Ministério do Petróleo da Índia acredita que, superando as expectativas anteriores, 25% da gasolina será composta de etanol até 2025.

A gasolina E20 (gasolina misturada com 20% de etanol) em alguma quantidade estará disponível a partir de abril de 2023 e o restante será coberto até 2025. A mistura de 10% de etanol se traduziu em uma redução de 2,7 milhões de toneladas de gases de efeito estufa. Segundo a Isma, o fornecimento de gasolina com 20% de etanol resultará em uma economia estimada de US$ 4 bilhões por ano que seriam gastos, em grande parte, na importação de petróleo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.