ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Ago/2022

Etanol: tema energético domina debate na Argentina

Segundo o embaixador do Brasil na Argentina, Reinaldo José de Almeida Salgado, em painel do evento "Sustainable Mobility: Ethanol Talks", realizado em Buenos Aires, o tema energético assumiu um debate central dentro da política Argentina e o mercado de etanol deve ser um elemento-chave na agenda de discussão de biocombustíveis. Não existe uma “bala de prata” para descarbonizar o mundo e não há solução possível sem a inclusão dos biocombustíveis. O embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Cioli, destacou que os desafios profundos da descarbonização se misturam com as dificuldades acentuadas pela crise econômica argentina.

O evento ocorre nesta quarta-feira (03/08), mesmo dia em que o mercado aguarda os primeiros passos de Sergio Massa como "superministro", que passará a supervisionar assuntos referentes às políticas econômicas, industriais e agrícolas da Argentina em uma só pasta. Exatamente pela mudança de ministros e secretários do governo argentino e pela expectativa com os anúncios de medidas econômicas, o Ethanol Talks teve a presença de membros do setor público argentino esvaziada.

A presença de integrantes do governo seria importante para se discutir um avanço da competitividade dos biocombustíveis no país. A legislação atual da Argentina, aprovada há um ano, estabelece que a mistura obrigatória de etanol na gasolina está fixada em 12%. O clima desfavorável e as dificuldades de investimentos, no entanto, impedem que os produtores alcancem até mesmo esse volume em algumas situações. Além do mix, os preços e os volumes de produção do biocombustível pelas usinas também são fixados pelo governo, o que recebe críticas de integrantes do setor.

O embaixador fez um aceno positivo ao governo brasileiro em sua fala no evento. Ele afirmou que o Brasil voltou a ser o principal parceiro comercial da Argentina com as exportações de energia elétrica feitas no início de 2022. No ano passado, foi o Brasil que teve de recorrer à eletricidade do vizinho como medida de combate à crise hídrica. O Ethanol Talks é uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.