ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Jul/2022

RenovaBio: mudança foi uma medida emergencial

Segundo a Datagro, as mudanças feitas pelo Governo Federal no RenovaBio, programa voltado à política nacional de biocombustíveis, foi uma medida emergencial para conter a elevação dos preços dos Créditos de Descarbonização (CBios). Houve uma preocupação do governo com a elevação do preço do CBio. Na semana passada, o governo federal decretou o adiamento das metas de compra dos ativos ambientais pelas distribuidoras de dezembro de 2022 para setembro de 2023.

Para a Datagro, o programa RenovaBio não está sendo desestruturado com as alterações, como apontam integrantes do setor. A declaração do ministro da Agricultura, Marcos Montes, de que a readequação do Renovabio, política nacional de biocombustíveis, é propícia neste momento não foi bem recebida por representantes do setor sucroenergético. Para a consultoria, ficou claro que o governo entende a importância estratégica e ambiental do RenovaBio, apoia o programa e vai dar continuidade à política geral que foi aprovada no Congresso.

Segundo as estruturas do programa, a queda no preço do CBio tenderia a reduzir o incentivo à produção de etanol e tornaria o mix mais açucareiro. Porém, até mesmo antes das medidas tomadas pelo governo federal, o preço de equivalência para o açúcar comparado com o do etanol já indicava um preço maior para o açúcar. A Datagro mantém a estimativa anunciada em maio deste ano de uma produção de açúcar repetindo o volume do ano passado e todo incremento da oferta de ATR direcionado à produção de etanol. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.