ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Jul/2022

Açúcar: futuros em baixa pressionados por petróleo

Os futuros de açúcar demerara fecharam em baixa nesta quinta-feira (21/07) na Bolsa de Nova York pela terceira sessão consecutiva. O vencimento outubro/2022 recuou 32 pontos (1,71%) e encerrou a 18,35 centavos de dólar por libra-peso. O petróleo enfraquecido nas bolsas internacionais e o dólar valorizado em relação ao Real pressionaram os futuros.

Quanto ao cenário dos combustíveis no Brasil, desde que São Paulo, Minas Gerais e Paraná reduziram o ICMS do etanol, o mercado encarou esse movimento como negativo. As medidas farão com que os preços do etanol caiam ainda mais e favoreçam um mix mais açucareiro.

Em contrapartida, a oferta limitada de açúcar a nível global tende a impedir baixas mais expressivas. O mercado segue observando notícias de que o governo de Joe Biden talvez retire a Nicarágua da lista de países elegíveis para embarques de açúcar com baixas tarifas para os Estados Unidos. Sem a cota tarifária preferencial, seria mais difícil para a Nicarágua vender seu açúcar aos Estados Unidos.