ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Jul/2022

Etanol: preço deve recuar com mudanças tributárias

Segundo o Rabobank, as próximas semanas devem revelar os efeitos das mudanças tributárias nos preços da gasolina e do etanol no Brasil. Com a premissa de preço na refinaria constante da Petrobras, a redução do ICMS na gasolina para 18% em São Paulo e a suspensão de PIS/Cofins e Cide possam gerar uma queda de até R$ 1,40 por litro do valor na bomba, o que reduziria preço Esalq de etanol hidratado em cerca de R$ 0,45 por litro.

Enquanto o preço do açúcar na Bolsa de Nova York continuava flutuando entre 18,00 centavos de dólar por libra-peso e 20 centavos de dólar por libra-peso, nas últimas semanas, e o balanço mundial sinalizava uma situação equilibrada, o setor no Brasil enfrentava incertezas enormes associadas com essas propostas para a reforma dos impostos sobre combustíveis. No entanto, a suspensão de PIS/Cofins e Cide dura até o fim de 2022, o que significa que a partir do dia 1º de janeiro 2023 os preços na bomba devem passar por um aumento relevante com a volta destes impostos federais.

Apesar da mudança na tarifação, os mercados internacionais de combustíveis e de câmbio continuarão como variáveis-chave para determinar o preço na bomba sob o sistema atual de precificação. Poderá ocorrer um ajuste natural dos preços conforme os estoques adquiridos pelos postos nos valores antigos são esgotados e o mercado começa a realizar o balanço de oferta e demanda de etanol. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.