ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Jun/2022

Cana: moagem deve ter leve avanço no Centro-Sul

Segundo a Copersucar S.A., a moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil deve passar por uma recuperação modesta em relação ao registrado em 2021. As previsões da companhia estão em torno de 540 milhões a 548 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas no Centro-Sul neste ano. Em junho de 2022, o volume de processamento já atingiu volume e escalas normais. Mesmo assim, a evolução da qualidade do açúcar, medida pelo índice de volume de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR), está um pouco atrasada em função do clima mais seco.

Observa-se recuperação de ATR mais lenta e projeções indicam possibilidade de que o índice seja menor do que o do ano passado, de 143 Kg por tonelada para 140 Kg por tonelada em 2022. Em 2021, os canaviais haviam passado por secas e geadas no ano anterior, o que se somou a um dos mais voláteis cenários dos últimos anos. Incertezas de mercado e de fundamentos macroeconômicos e geopolíticos pesaram sobre o açúcar, como a pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia.

Nos últimos três meses da safra, houve uma recuperação de demanda, com volta ao trabalho e às escolas. O portfólio de negócios da empresa acabou aproveitando as volatilidades e oportunidades, o que gerou o maior faturamento dos últimos 13 anos e o menor endividamento. A companhia obteve lucro líquido de R$ 781 milhões no ano safra 2021/2022, alta de 108,26% em relação ao ciclo anterior. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.