ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Jun/2022

Açúcar: oferta global elevada pressiona os futuros

Os futuros de açúcar demerara fecharam em baixa na sexta-feira (10/06) na Bolsa de Nova York, após ensaiar uma recuperação na véspera. O vencimento julho/2022 cedeu 42 pontos (1,63%) e fechou a 18,87 centavos de dólar por libra-peso. A commodity voltou ao campo negativo com os fundamentos baixistas em relação à oferta global.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) divulgou que 2,31 milhões de toneladas foram produzidas no Centro-Sul do Brasil na segunda quinzena de maio. O volume, embora represente um recuo de 12,74% ante igual período de 2021, supera a expectativa de analistas. A moagem no período também ficou acima da média das previsões. Foram 43,69 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas na segunda quinzena de maio, avanço de 0,04% ante 2021.

A produção da Índia é outro fator que pesou sobre os futuros. A revisão feita pela Associação Indiana das Usinas de Açúcar (Isma) para uma produção recorde de 36 milhões de toneladas na atual temporada 2021/2022, pode fazer com que o país desafie o papel, antes incontestável, do Brasil como o maior produtor do mundo. Além disso, o dólar em alta ante o Real e o petróleo enfraquecido nas bolsas internacionais foram outras causas de pressão.