ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Jun/2022

Açúcar: safra da Índia ameaça a liderança do Brasil

A produção de açúcar da Índia na atual temporada 2021/2022 pode fazer com que o país desafie o papel, antes incontestável, do Brasil como o maior produtor do mundo. Destaca-se o aumento da estimativa de produção pela Associação Indiana das Usinas de Açúcar (Isma), que passou para 36 milhões de toneladas, um recorde. Em abril, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) projetou produção de 32 milhões de toneladas para igual safra no Brasil.

Do ponto de vista de exportações, o Brasil permanece claramente na liderança, mas a Índia já deve ultrapassar a Tailândia e ocupar o segundo lugar. Até o momento, as usinas de açúcar da Índia assinaram contratos de exportação de 9,5 milhões de toneladas na safra atual, das quais 8,6 milhões de toneladas já foram exportadas.

Este volume é, provavelmente, um dos motivos pelos quais o preço do açúcar não conseguiu ultrapassar de forma duradoura a marca de 20,00 centavos de dólar por libra-peso na Bolsa de Nova York. No entanto, o governo indiano havia introduzido um limite de 10 milhões de toneladas nas exportações de açúcar em maio, o que significa que dificilmente mais exportações são prováveis antes do fim de setembro. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.