ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Mai/2022

Cana: alta do petróleo poderá beneficiar o Brasil

Segundo o Rabobank, o avanço dos preços globais do petróleo e da gasolina pode impulsionar a cotação do etanol no Brasil e dar firmeza aos preços do açúcar. Boa parte do açúcar esperado para esta safra já está com preços fixados, mas as usinas brasileiras podem recomprar contratos, processo conhecido como 'washout', se a lucratividade do biocombustível aumentar expressivamente.

Daqui para frente, os principais drivers do preço de paridade de importação da gasolina serão as cotações internacionais de petróleo e gasolina e a relação entre dólar e Real. Desde que a Petrobras elevou os preços da gasolina pela última vez, em 10 de março, o petróleo subiu 29% em dólar e 17% em Reais. O preço da gasolina nos Estados Unidos também pode tornar mais alta a paridade de importação.

A valorização do combustível nos Estados Unidos seria causada pelos preços fortes do diesel no país em razão da guerra na Ucrânia, fazendo com que a gasolina precise se valorizar para refinarias dedicarem espaço para produzi-la. Os Estados Unidos são os principais exportadores de gasolina para o Brasil, e o período de pico na demanda de gasolina do país está se aproximando, o que tende a impulsionar ainda mais os preços.

Se os preços da gasolina no Brasil avançarem ainda mais, o governo pode interferir impondo uma suspensão temporária de impostos, como aconteceu com o diesel. No entanto, a estimativa é que a medida teria efeito modesto no preço na bomba, de 10%, e, ao mesmo tempo, geraria impacto negativo nas finanças públicas, que já estão frágeis. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.