ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Abr/2022

Etanol: preços se estabilizam após período de alta

Em São Paulo, depois de três semanas registrando elevações expressivas, o preço do etanol hidratado está praticamente estável. No caso do anidro, os valores seguem avançando pela nona semana consecutiva. O Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado está cotado a R$ 3,8401 por litro, pequena elevação de 0,09% nos últimos sete dias. No caso do anidro, o comportamento ainda é de avanço, de 3,57%, com o Indicador CEPEA/ESALQ cotado a R$ 4,2295 por litro. No início da semana passada, os negócios estiveram em ritmo lento, mantendo estáveis os valores dos etanóis.

Já no meio da semana passada, algumas distribuidoras voltaram ao mercado para realizar novas compras, visando repor o etanol vendido nos feriados. Agentes do setor estão atentos ao início da moagem da safra 2022/2023 em um número maior de usinas. A possibilidade de aumento da oferta de etanol faz com que alguns compradores tentem pressionar as cotações. No geral, os demandantes se depararam com dois tipos de etanol: aquele que já estava em tanque e disponível para retirada e o combustível ainda a ser produzido (“etanol virtual” ou “etanol verde”). Esses dois tipos de produto acabam tendo algum diferencial de preços, independente da região produtora. Outro fator que também gera certa apreensão em alguns agentes são os repasses de preços de etanol nas bombas nas principais regiões consumidoras.

Com os aumentos no segmento produtor, a relação média do estado de São Paulo entre o etanol hidratado e a gasolina C ultrapassou os 70%, fato que poderá diminuir, em algum grau, a demanda pelo biocombustível. Em termos de preços relativos no elo produtor da cadeia sucroenergética nos últimos sete dias, o valor do açúcar em São Paulo está apenas 3,1% superior ao do anidro e 8,8% maior que o do hidratado. O valor do anidro está 5,5% maior que o do hidratado. Esse cenário se deve especialmente à queda no valor médio do açúcar. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.