ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Abr/2022

Cana: estimativa é de mix mais alcooleiro em 2022

As fortes exportações de açúcar pela Índia, com estimativas variam de 7,2 milhões a mais de 8 milhões de toneladas de contratos já acertados, podem fazer os produtores brasileiros realizarem washouts (quando, para não realizar a entrega de determinada commodity, o vendedor recompra um contrato) e migrar a produção para o etanol. A Índia obviamente está tentando se antecipar ao Brasil. No ano passado, nesta mesma época, o País havia acertado apenas 3,3 milhões de toneladas em contratos de exportação e a oferta expressiva nesta temporada pode dificultar as vendas por produtores brasileiros.

Se a demanda estiver fraca, isso pode causar washouts para produzir mais etanol e migrar o mix. A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) informou que as vendas de etanol do Centro-Sul em março cresceram pela primeira vez desde junho do ano passado, sinal positivo para o biocombustível. O volume de etanol anidro negociado entre os dias 4 e 8 de abril foi quase o triplo do registrado na semana anterior, enquanto o hidratado subiu 22,1%.

Esse comportamento está atrelado à valorização quase que diária do biocombustível em todas as regiões produtoras do estado de São Paulo e do Centro-Sul. A proximidade de dois longos feriados nacionais (Sexta-Feira Santa no dia 15 de abril, e Tiradentes no dia 21 de abril) estimulou novas compras em meio também à boa vantagem do biocombustível frente à gasolina C nas bombas. A oferta está enxuta em razão do atraso da moagem no Brasil na safra 2022/2023, que começou oficialmente este mês no Centro-Sul. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.