ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Mar/2022

Açúcar: reajuste da Petrobras eleva preços futuros

Os futuros de açúcar demerara fecharam em alta nesta quinta-feira (10/03) na Bolsa de Nova York. O vencimento maio subiu 16 pontos (0,84%), para 19,10 centavos de dólar por libra-peso. O avanço das cotações da commodity refletiu o anúncio de reajuste de preços pela Petrobras. A alta da gasolina melhora a competitividade relativa do etanol e pode incentivar um mix mais alcooleiro no Brasil.

Após quase dois meses com os preços congelados, e em meio a pressões para não trazer a volatilidade do mercado externo para o Brasil, a Petrobras anunciou que vai aumentar a gasolina em 18,7%; o diesel, em 24,9%; e o gás de cozinha em 16%, reduzindo assim a defasagem da estatal em relação ao mercado internacional, que já beirava os 50%.

O petróleo e seus derivados dispararam em todo o mundo nas últimas semanas, em decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia. Apesar do fortalecimento do óleo, os ganhos do açúcar até então eram limitados por essa defasagem. A Petrobras informou, porém, que não repassou a volatilidade do mercado do petróleo de imediato aos preços.