ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Mar/2022

Etanol: preços do hidratado oscilando com força

Em São Paulo, os preços dos etanóis anidro e hidratado seguem oscilando ao longo desta safra. Analisando-se a série histórica do Cepea na temporada atual, no caso do hidratado, das 48 semanas de divulgação do Indicador CEPEA/ESALQ, em 29 delas a média fechou com variação positiva e as outras 19, negativa. Nos últimos sete dias, especificamente, o Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado está cotado a R$ 2,9211 por litro, alta de 1,81% sobre o anterior. No caso do anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ está cotado a R$ 3,2217 por litro, pequeno avanço de 0,59%.

O volume negociado de etanol hidratado segue aquecido frente ao da semana anterior, com compras fechadas para reposição das vendas realizadas durante o recesso de carnaval. Os vendedores, na expectativa de alta do preço da gasolina pela Petrobras, estão firmes nos valores pedidos, com sucesso na maior parte dos casos. O ano-safra 2021/2022 caminha para o final. As atividades de moagem já se encerraram há um certo tempo.

Segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), somente o etanol a partir do milho está sendo produzido. Levantamento parcial apurou que as atividades da nova temporada 2022/2023 nas unidades do Centro-Sul devem, de fato, ser iniciadas somente a partir de abril. Em termos de preços relativos no elo produtor da cadeia sucroenergética, nos últimos sete dias, o valor do anidro está apenas 5,6% maior que o do hidratado em São Paulo. No caso do açúcar, o preço está 28,7% superior ao do anidro e 36% maior que o do hidratado. Nos últimos dias, as cotações externas do petróleo subiram com força, diante do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.