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04/Fev/2022

Etanol: oportunidade em combustível para aviação

Segundo a Raízen, o combustível de aviação sustentável (SAF) é uma forma de utilização do etanol que tende a ganhar espaço nos próximos anos. É um setor da economia mundial que claramente é grande emissor de carbono e não existe rota clara de eletrificação, então, há uma busca enorme de todos os fabricantes para alternativa viável. Nesse sentido, o etanol é uma grande fonte.

Destaca-se que 1,7 litro de etanol produz 1 litro de SAF e, nas regras do mercado europeu, se o SAF for produzido a partir de biocombustível "non-crop based" (que não é produzido à base de planta, como o etanol de 2ª geração, que vem de resíduos) é possível realizar o "double counting" na compensação de carbono, ou seja, pode se alcançar as metas de redução de emissões com metade do etanol produzido.

É um mercado gigantesco, e o melhor lugar para construir uma planta de SAF à base de etanol é o Brasil. Assim, evita-se transportar o biocombustível. Existe um uso, a demanda começou a aparecer, e não há outro caminho. Outra vantagem é que a Shell (uma das controladoras da Raízen, junto com a Cosan) é a maior fornecedora de combustível de aviação do mundo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.