ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Fev/2022

Açúcar: futuros em alta após sete sessões de baixa

Os futuros de açúcar demerara fecharam em leve alta nesta segunda-feira (31/01) na Bolsa de Nova York. O mercado passou por uma correção após ter recuado nos sete pregões anteriores e acumulado perda de 4,56% no período. O vencimento março ganhou 2 pontos (0,11%), e fechou a 18,22 centavos de dólar por libra-peso. As condições climáticas no Centro-Sul do Brasil e a possibilidade de redução nos impostos de combustíveis estão entre os principais pontos de atenção para a safra de açúcar 2022/2023 na região.

As chuvas têm ficado abaixo dos níveis históricos, mas em patamar suficiente para garantir o bom desenvolvimento da cana-de-açúcar. Em São Paulo, que produz quase 60% da cana-de-açúcar do Centro-Sul brasileiro, o desenvolvimento estava próximo do normal até o início do mês, mas em estados como Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, a situação está abaixo do histórico e mais próxima do ano anterior. O crescimento da cana-de açúcar nos próximos dois meses pode definir o início da safra no Centro-Sul do Brasil.

Quanto aos impostos sobre combustíveis, se os tributos federais para gasolina e etanol hidratado forem zerados e as mudanças forem repassadas ao longo da cadeia, os preços da gasolina na bomba ganhariam até 8% de vantagem sobre o hidratado. Isso pode reduzir a demanda de etanol e, consequentemente, impactar os preços do etanol nas usinas, afetando o mix de açúcar na safra 2022/2023.