ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Jan/2022

Etanol: preço em baixa com demanda enfraquecida

O preço do etanol hidratado está em queda, devido à fraca demanda. Nem mesmo a alta das cotações do petróleo no mercado internacional, o que potencialmente pode levar ao aumento no preço da gasolina, é capaz de sustentar os preços do biocombustível. As usinas, com volumes em tanques, estão vendendo a preços menores do que os praticados em semanas anteriores. Mesmo com os valores mais baixos, as vendas continuam pontuais.

As distribuidoras, na expectativa de possíveis novas quedas, se retraem, comprando apenas os volumes de necessidade imediata. Além disso, a saída do biocombustível nos postos continua fraca, devido à baixa na competitividade do produto frente à gasolina C. O Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado em São Paulo está cotado a R$ 3,3041 por litro, recuo de 1,42% nos últimos sete dias. Quanto ao anidro, a redução é de apenas 0,04%, com o Indicador CEPEA/ESALQ cotado a R$ 3,8282 por litro.

Nas três primeiras semanas de janeiro de 2022, o volume de etanol hidratado negociado em São Paulo ficou abaixo do captado no mesmo período de anos anteriores, sendo, aliás, o menor volume dos últimos sete anos em semanas correspondentes. Relativamente a janeiro de 2021, as vendas caíram 65%. Em termos de preços relativos no elo produtor da cadeia sucroenergética, nos últimos sete dias, o valor do anidro está 10,98% maior que o do hidratado em São Paulo. O preço do açúcar está 22,51% superior ao do anidro e 36,02% maior que o do hidratado. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.