ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Dez/2021

Cana: produtividade deve crescer em 2022/2023

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (16/12) pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a produtividade agrícola da safra 2022/2023 de cana-de-açúcar no Centro-Sul do Brasil, que começará em abril do ano que vem, deve aumentar em pelo menos 8,5% na comparação com a temporada 2021/2022. Há mais remuneração nesta safra e, consequentemente, mais investimentos em produtos biológicos para a próxima. Além disso, a safra está mais sistematizada e há mais domínio técnico da mecanização de colheita e plantio.

Mesmo com essa recuperação, a produtividade vai ficar abaixo do potencial. Se o avanço for esse, será possível chegar a 73 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, mas há potencial de 85 toneladas de cana-de-açúcar por hectare. Para alcançar esse número, ainda deve levar mais uma ou duas safras. No acumulado da safra 2021/2022, a produtividade do Centro-Sul é de 68 toneladas de cana-de-açúcar por hectare, ante de 78 toneladas de cana-de-açúcar por hectare no mesmo período da temporada 2020/2021. O volume de cana-de-açúcar disponível na safra, porém, vai depender do clima.

A princípio está positivo: as chuvas de dezembro estão boas, e o cenário de chuvas para janeiro e fevereiro é bom também, o que faz com que o canavial a ser colhido a partir de abril se desenvolva bem. Além disso, foi afirmado na apresentação que o efeito La Niña deve durar até março e não se espera que ele afete substancialmente as chuvas do Centro-Sul. Mas, ainda não se sabe a área a ser colhida e o que vai acontecer com as áreas que sofreram geadas. Nessas áreas não haverá recuperação da produtividade porque a cana-de-açúcar morreu. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.