ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Dez/2021

Açúcar: vendas sofrem baixa no mercado interno

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (16/12) pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a comercialização de açúcar do Centro-Sul brasileiro no mercado interno caiu 4,54% entre janeiro e novembro de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020, para 7,936 milhões de toneladas. Isso provavelmente é fruto dos sinais que a economia brasileira está dando de recessão econômica. Os preços de açúcar, etanol, outros produtos agrícolas e combustíveis alcançaram patamares altíssimos, e o povo brasileiro está sentindo a pressão.

Para o mês de dezembro, a expectativa é de vendas de cerca de 700 mil toneladas no mercado interno. No ano passado, a pandemia de Covid-19 elevou a demanda por alimentos processados, que costumam ter mais açúcar, ajudando as vendas da commodity. Quanto às exportações do produto, que caíram 8,8% em volume e subiram 7,0% em valor no período entre janeiro e novembro ante o mesmo período de 2020, a queda na produção influenciou os embarques ao exterior.

De janeiro a novembro deste ano, foram exportados 25,31 milhões de toneladas de açúcar, com receita total de US$ 8,43 bilhões. O volume de exportações de etanol caiu 28% na mesma comparação, para 1,76 bilhão de litros, enquanto a receita recuou 14%, a US$ 933 milhões. Isso se deve à decisão do setor de disponibilizar um volume maior ao mercado interno. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.