ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Dez/2021

Açúcar: futuros encerram estáveis em Nova York

Os futuros de açúcar demerara fecharam estáveis nesta quarta-feira (1º/12) na Bolsa de Chicago. O mercado foi impulsionado inicialmente pelo fortalecimento do petróleo, mas esse fator foi contrabalançado pela alta do dólar ante o Real. O vencimento março terminou sem variação, em 18,60 centavos de dólar por libra-peso.

O avanço do petróleo melhora a competitividade relativa do etanol e pode estimular um mix mais alcooleiro no Brasil, enquanto a alta da moeda norte-americana tende a estimular as exportações brasileiras. Do lado da oferta, houve aumento de 1 milhão de toneladas na estimativa de déficit global da commodity na safra 2021/2022, que vai até setembro do ano que vem, para 1,8 milhão de toneladas.

A estimativa representa redução de 1,2 milhão de toneladas ante o déficit da temporada 2020/2021, que foi de 3 milhões de toneladas. A produção global na temporada deve ficar em 186,6 milhões de toneladas, aumento anual de 1,6%, mas queda de 0,5% ante o estimado em outubro. A demanda foi projetada em 188,4 milhões de toneladas, alta de 0,9% ante a safra global anterior.