ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Nov/2021

Etanol: volume negociado é o menor da atual safra

Os respectivos volumes negociados de etanóis anidro e de hidratado entre os dias 1º e 5 de novembro foram os menores registrados pelo Cepea nesta temporada 2021/2022. No caso do etanol hidratado, levantamento mostra que a quantidade comercializada na semana passada é a mais baixa desde o período encerrado no dia 19 de março deste ano (safra 2020/2021) e, no caso do anidro, desde a semana que antecedeu o Natal de 2020. Esse cenário pode estar atrelado ao fato de um volume ainda considerável de etanol estar sendo retirado nas usinas por distribuidoras neste mês e que, provavelmente, será também retirado em dezembro, resultado de compras realizadas anteriormente. Ressalta-se que novembro é historicamente um mês em que as vendas de etanol hidratado nas usinas tendem a oscilar, ou seja, não apresenta uma tendência definida. Dados históricos do Cepea mostram que, de 2013 a 2020, novembro ocupou diferentes posições no ranking mensal das vendas anuais.

Por exemplo, os volumes de hidratado negociados em novembros de 2013 e de 2017 foram os segundos maiores para aqueles respectivos anos, ao passo que, em 2016, novembro foi o mês que registrou a menor quantidade negociada. Para 2021, acredita-se que, mesmo com a retomada praticamente integral das atividades econômicas no País, com o avanço da vacinação contra o coronavírus, o volume do biocombustível comercializado ainda será pequeno. Neste caso, os fundamentos vêm do elevado patamar de preço dos combustíveis (etanol e gasolina), que limita o consumo, e da relação desfavorável do valor do etanol hidratado frente à gasolina C nos postos. Quanto aos preços dos biocombustíveis, seguem em alta no estado de São Paulo pela quinta semana consecutiva. O Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado está cotado a R$ 3,8918 por litro, alta de 1,67% nos últimos sete dias.

No caso do etanol anidro, o Indicador CEPEA/ESALQ apresenta avanço de 4,61% no mesmo período, fechando a R$ 4,5353 por litro. Com as recentes valorizações do etanol, a diferença absoluta entre esse biocombustível e a gasolina C se reduziu nas bombas nas últimas semanas, ampliando a vantagem do combustível fóssil. Alguns agentes do mercado, atentos à queda na diferença entre os preços da gasolina nos mercados norte-americano e brasileiro, acreditam que o valor do etanol hidratado nas usinas poderia ter atingido um limite no Brasil. De fato, verifica-se que as vendas seguem de forma menos intensa na ponta varejista. Em termos de preços relativos no elo produtor da cadeia sucroenergética, na última semana, o valor do anidro foi 11,6% maior que o do hidratado em São Paulo, segundo cálculos do Cepea. No caso do açúcar, o preço foi 4,3% superior ao do anidro – esta foi a segunda menor relação entre os preços desses produtos nesta safra atual – e 16,5% maior do que o do hidratado. Fonte: Cepea. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.