27/Out/2021
Segundo a Tereos no Brasil, o estoque brasileiro de etanol deve ser suficiente para atender à demanda pelo biocombustível durante a entressafra de cana-de-açúcar no Centro-Sul, que vai até abril do ano que vem. O consumo do Ciclo Otto deve ter crescimento forte este ano, mas o etanol hidratado está com o menor share dos últimos cinco anos, então nossa capacidade de estoque atenderá à provável demanda estimada para a safra.
O consumo de etanol deve ser afetado pela paridade próxima da gasolina, que hoje está em torno de 78%. Por causa dessa paridade, o market share do etanol deve ficar parecido com o de hoje. Só deve cair mais se chegar perto de 85%. Mesmo com o consumo baixo, a expectativa é de preços sustentados para o biocombustível.
A paridade com gasolina vem acompanhando o preço global. Agora, com o mercado internacional subindo e a gasolina acompanhando, o etanol também avança. O preço interno da gasolina pode subir ainda mais, já que, mesmo com o reajuste anunciado nesta semana, as cotações no Brasil continuam defasadas na comparação com as do exterior. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.