ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

15/Out/2021

Açúcar: mercado acompanha fim da safra no Brasil

Segundo o Itaú BBA, as atenções no mercado de açúcar em outubro estão divididas principalmente entre o final da safra no Centro-Sul do Brasil e o início da temporada no Hemisfério Norte. Para a safra brasileira, procura-se saber o volume de cana-de-açúcar no campo e a produção de açúcar, que pode cair durante o período chuvoso, que atrapalha a colheita.

No Hemisfério Norte, o calendário de safra ficará em evidência, pois o atraso no início da temporada na Índia e na Tailândia pode apertar o período de colheita, já que os dois países estimam aumento no volume de cana-de-açúcar. Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), a chance de La Niña nos próximos meses está entre 70% e 80%, o que pode reduzir o volume de chuvas no cinturão canavieiro do Brasil durante a entressafra, novamente prejudicando a produção. No Hemisfério Norte, esse fenômeno climático aumenta as chuvas, o que prejudicaria a colheita.

Por fim, a crise energética em China e Índia, importantes produtores de fertilizantes e defensivos, pode elevar os custos de produção do setor no Brasil ao prejudicar a disponibilidade de insumos. No caso da Índia, se o preço de combustíveis fósseis subir, esse pode ser um estímulo à produção de etanol, retirando açúcar do mercado. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.