ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

06/Out/2021

Açúcar: futuros em alta acompanhando o petróleo

Os contratos futuros de açúcar demerara terminaram a sessão desta terça-feira (05/10) em alta na Bolsa de Nova York, após duas sessões em queda. O vencimento março, o mais negociado, avançou 16 pontos (0,81%), e fechou a 19,85 centavos de dólar por libra-peso. O mercado voltou para o território positivo, em um movimento de ajuste técnico.

As cotações foram influenciadas, em parte, pelo fortalecimento do petróleo nas bolsas internacionais. Os investidores também observaram estimativas mostrando que o Centro-Sul do Brasil deve processar 533,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2021/2022, que vai até março do ano que vem. O volume representaria recuo de 12% em comparação com a safra anterior. A produtividade média é estimada em 69 toneladas por hectare.

As chuvas continuaram bem abaixo da média. Além disso, incêndios e geadas prejudicaram as lavouras. O mix deve ficar em 45,5% para açúcar e 55,5% para o etanol. A produção do açúcar na região deve recuar 13,0%, para 33,5 milhões de toneladas; enquanto a expectativa para a produção total de etanol (de cana-de-açúcar e de milho) é de recuo de 11,2%, para 28,2 bilhões de litros. A oferta do biocombustível anidro, porém, deve aumentar, ao contrário do hidratado.