ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Set/2021

Biocombustíveis: ampliação da produção no Brasil

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou nesta segunda-feira (27/09), no Diário Oficial da União, duas autorizações a produtores de biocombustíveis que poderão auxiliar no avanço do País com relação a uma matriz energética mais limpa e renovável. A Zeg Biogás e Energia S.A. foi autorizada a iniciar operação de uma instalação produtora de biometano de aterro sanitário, em São Paulo.

Trata-se da primeira planta desse biocombustível aprovada no Estado, e a quarta do País. O biometano é um combustível renovável e representa um melhor aproveitamento dos resíduos existentes em aterros sanitários já sendo utilizado em diversos países. Representa ainda um incremento na oferta de gás a ser injetado na rede de distribuição. A agência regulamentou a qualidade do biometano de aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto em 2017, com a Resolução ANP nº 685/2017, e em 2018, regulamentou o exercício da atividade de produção de biometano, com a Resolução ANP nº 734/2018.

A segunda autorização foi dada à Inpasa Agroindustrial S.A., localizada no município de Sinop em Mato Grosso, referente ao aumento da capacidade de produção. Com isso, a unidade, que produz etanol a partir do milho, passa a ser a maior instalação produtora de etanol do País em termos de capacidade autorizada. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.