ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Ago/2021

Etanol: Vibra Energia anuncia nova joint venture

A Vibra Energia tem capacidade financeira para fazer novos aportes na comercializadora de etanol recém-criada, uma parceria da distribuidora de combustíveis com a Copersucar, produtora de etanol, anunciada nesta segunda-feira (30/08). A empresa nasce com capital de R$ 450 milhões. O nome da nova empresa ainda será definido. Por enquanto, está sendo chamada de Empresa Comercializadora de Etanol (ECE). A projeção é faturar R$ 30 bilhões no primeiro ano. A empresa afirma que terá condição de suprir a capacidade financeira adicional que for necessária.

A expectativa é de movimentação de 9 bilhões de litros no primeiro ano, com possibilidade de crescimento. A maior parte desse volume deve ser destinado ao mercado brasileiro e suprido por fornecedores nacionais. Num primeiro momento, a expectativa é que o mercado externo fique com 10% do total comercializado. Toda produção da Copersucar será destinada à nova comercializadora. Essa empresa tem foco no Brasil. Dependendo da arbitragem de preço, pode importar ou exportar. Em anos bons de exportação, a participação do mercado internacional pode chegar a 20%.

A comercializadora poderá vender etanol diretamente ao consumidor final, como pretende o governo. Ao mesmo tempo, esse modelo de negócio não pode estimular irregularidades frequentes nesse setor de combustíveis. A parceria com a Copersucar se enquadra na estratégia da Vibra de direcionar seus negócios a produtos voltados à transição energética e a uma economia de baixo carbono. Novos anúncios nesse sentido devem ser feitos em breve pela distribuidora. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.