ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

11/Ago/2021

Açúcar: temor sobre menor oferta eleva futuros

Os futuros de açúcar demerara na Bolsa de Nova York fecharam em alta nesta terça-feira (10/08), com a possibilidade de baixa oferta no Brasil. O vencimento outubro, o mais negociado, avançou 112 pontos (6,06%), e fechou a 19,59 centavos de dólar por libra-peso. A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) informou que o Centro-Sul do País produziu 3,03 milhões de toneladas na 2ª quinzena de julho, queda de 11,81% ante o mesmo período do ano passado.

O percentual da cana-de-açúcar processada na quinzena destinada ao açúcar foi de 46,43% milhões de toneladas. O mix sucroenergético na quinzena ficou em 53,57% para o etanol e 46,43% para o açúcar, mais alcooleiro do que na mesma quinzena de 2020, refletindo a maior lucratividade do etanol, especialmente o anidro, adicionado à gasolina.

Tanto a produtividade da lavoura, quanto a qualidade da matéria-prima cultivada, sofreram com as geadas observadas nas últimas semanas na Região Centro-Sul. O efeito do clima, que fez várias usinas alterarem o cronograma de colheita, e a produtividade de julho deve ser de mais de 5 toneladas por hectare. Além disso, a qualidade da cana-de-açúcar processada no mês piorou. Nas próximas quinzenas, haverá evidências mais claras sobre o impacto da geada na lavoura a ser colhida.