ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Jul/2021

Cana: moagem sofre queda na 1ª quinzena do mês

De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (27/07) pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), as usinas e destilarias no Centro-Sul do Brasil processaram 45,646 milhões toneladas de cana-de-açúcar na primeira quinzena de julho, queda de 2,37% em comparação a igual período de 2020, quando foram moídos 46,755 milhões de toneladas. Os dados de produtividade e qualidade da primeira quinzena ainda não incorporam todo o efeito esperado das geadas observadas nas regiões produtoras nos últimos dias.

A influência desse evento deve ficar mais evidente na segunda quinzena de julho e no mês de agosto. A qualidade da matéria-prima processada na primeira quinzena de julho, medida a partir da concentração de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR), atingiu 143,63 Kg por tonelada ante 142,02 Kg por tonelada verificados em igual quinzena da safra passada, alta de 1,13%. O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) registrou, numa amostra de 24 unidades, dados preliminares de produtividade de 68,2 toneladas por hectare na primeira quinzena de julho, queda anual de 14%.

Embora a amostra seja preliminar, ela indica que a queda na produtividade segue a tendência já observada nas últimas quinzenas. As baixas temperaturas observadas no início do mês também devem ter exigido alterações no cronograma de colheita em algumas regiões, impactando o rendimento da lavoura colhida. Até o fim da quinzena operavam 254 unidades produtoras. No mesmo período do ano anterior, 264 unidades já haviam começado a processar. Não houve novas unidades iniciando a safra na última quinzena. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.