ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Jul/2021

Paridade com gasolina ficará favorável ao etanol

Segundo o Itaú BBA, nas próximas semanas, a paridade entre etanol e gasolina deve ficar mais favorável ao biocombustível. Deve chegar à bomba a queda nos preços do etanol hidratado e um avanço nas cotações da gasolina, já que a Petrobras anunciou aumento de 16 centavos por litro na gasolina A nas refinarias. Entretanto, o relatório alerta que o balanço de oferta e demanda de etanol é apertado, portanto, a tendência é que os preços de hidratado não tenham grandes retrações.

O preço do hidratado sem impostos em Paulínia (SP) ficou em R$ 2,87 por litro no fim de junho, queda mensal de 4,6%, em decorrência da redução de compra por distribuidoras já que o biocombustível perdeu competitividade nas bombas. A gasolina continuou mais competitiva no País ao longo do mês passado, já que em todos os Estados a paridade ficou acima dos 70%. Em decorrência disso, as usinas priorizaram a produção de etanol anidro, que é misturado à gasolina.

O dado mais recente divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), referente a maio, mostra crescimento de 17,7% no consumo de etanol e de 23,2% para a gasolina C em comparação com o mesmo mês de 2020, o que sugere crescimento maior na demanda do fóssil e o retorno gradativo da circulação. Fonte: Agência Estado. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.