ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

30/Jun/2021

Açúcar: futuros sem direção após 4 altas seguidas

Os contratos futuros de açúcar demerara fecharam em direções distintas nesta terça-feira (29/06) na Bolsa de Nova York, após quatro dias de ganhos. O mercado foi pressionado pela valorização do dólar ante o Real, que estimula as exportações das usinas brasileiras. O vencimento outubro, o mais líquido, recuou 7 pontos (0,40%) e fechou a 17,54 centavos de dólar por libra-peso.

As cotações foram influenciadas por sinais macroeconômicos mistos. O avanço do petróleo nas bolsas internacionais impulsionou os preços do açúcar. Em contrapartida, o fortalecimento do dólar direcionou o mercado para tendência baixista. O mercado também refletiu um movimento de ajuste de posições, após os ganhos das últimas sessões, quando acumulou alta de 5,2%.

No relatório mais recente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), o saldo comprado desses agentes diminuiu. Os fundos ainda podem se desfazer de mais posições compradas. A combinação entre demanda fraca e fundos ainda possuindo posição comprada num mercado cujo carrego é de 9% ao ano pode ser o gatilho para uma liquidação mais agressiva por parte dos especuladores.