ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Jun/2021

Açúcar: futuros em baixa com sinais macro mistos

Os contratos futuros de açúcar demerara fecharam próximos da estabilidade na sexta-feira (18/06) na Bolsa de Nova York. O vencimento outubro, o mais líquido, recuou 5 pontos (0,30%) e fechou a 16,66 centavos de dólar por libra-peso. Os preços do açúcar acompanharam os sinais macroeconômicos mistos, com o avanço pontual do petróleo nas bolsas internacionais e a valorização do dólar ante o Real.

O avanço do petróleo tende a melhorar a competitividade relativa do etanol, podendo levar a um mix menos açucareiro no Brasil. Já o fortalecimento da moeda norte-americana, por sua vez, torna as exportações mais atraentes para as usinas brasileiras, podendo levar a um aumento momentâneo da oferta global.

Em termos de fundamentos, há uma perspectiva de superávit para as safras 2020/2021 e 2021/2022. O principal motivo para a estimativa é a alta produção esperada na Índia, que pode até se estender em relação à temporada atual. A monção na Índia é abundante e, mais uma vez, chegou mais cedo, o que deve trazer condições de cultivo favoráveis para a cana-de-açúcar da próxima temporada.